Projeto estrutural
Você não sabe se deve, ou não, adquirir um projeto estrutural!! Neste artigo serão listaremos 6 motivos para se adquirir um projeto estrutural:
1º Motivo: Definição do melhor sistema estrutural
Os engenheiros e arquitetos são profissionais treinados, capazes de reconhecer as reais necessidade do seu projeto e definir de forma segura e econômica o layout do seu empreendimento.
Vários fatores são levados em consideração na hora do estudo do seu sistema estrutural, a seguir serão listados alguns desse fatores:
- Necessidades do cliente / destinação do empreendimento;
- Custo do projeto;
- Obrigações legais para aprovação do empreendimento (afastamentos mínimos/ metragem quadrada máxima construída/ altura máxima da construção, etc.)
- Interferência com as construções ao redor;
- Posicionamento do sol.
2º Motivo – Racionalização do uso dos materiais
A sua estrutura será projetada para de forma mais econômica de forma a diminuir os custos com materiais garantindo a segurança da suas estrutura.
A racionalização do uso de materiais também é capaz de evitar refazimentos desnecessários ou construções extras não consideradas no momento da contratação, alem de facilitar o planejamento das compras dos insumos e contratação de serviços.
3º Motivo – Economia de tempo
Projetar uma estrutura pode ser um diferencial na hora de se executar, orçar e compra os insumos de obra. Em posse de um projeto estrutural é possível antecipar as necessidade da obra evitando ociosidade dos trabalhadores envolvidos e falta ou acúmulo de mercadorias.
4º Motivo – Vida útil de projeto
Os projetos estruturais são pensados, dimensionados e executas de forma a obedecer as normas NBR e garantir a durabilidade das estruturas.
de acordo com a NBR 15575 (ABNT, 2013), Vida Útil de Projeto (VUP) é definido como: “período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e supondo o cumprimento dos procedimentos especificados nos Manuais de Uso, Operação e Manutenção do empreendimento.”
Fonte: A NBR 15575 (ABNT, 2013)
5º Motivo – Atendimento das Normas NBR (segurança)
Todo projeto estrutural deve atender as Normas (NBR) de forma a garantir a segurança e durabilidade dentro de um padrão de cálculo comprovado por meio matemáticos, empíricos ou semi-empíricos.
6º Motivo – Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
A anotação de responsabilidade técnica (ART) é um termo gerado entre os engenheiros ou arquitetos, contatantes e órgão regulamentador de classe (CREA/CAU), responsabilizando os profissionais envolvidos por cumprir as normas técnicas, ou seja, a ART diz qual profissional foi responsável pelo serviço prestado e este é obrigado a responder judicialmente pelo descumprimento de sua tarefa. No geral quando um profissional assina uma ART ele passa a ser o responsável juridicamente por qualquer sinistro que aconteça envolvendo o serviço.
Caso queira saber mais sobre o assunto, acesso nosso vídeo no youtube:
[https://www.youtube.com/watch?v=wEd7fmmHVqQ]
Ou precisando de um projeto, acesse nossa página:
[http://engrenagem.eng.br/?page_id=13]